Transtornos Fonológicos
O Transtorno Fonológico, antigamente chamado de Distúrbio Fonético ou Distúrbio Articulatório, é definido como uma dificuldade quanto à aquisição dos sons da fala esperados para o estágio do desenvolvimento e próprios da idade. Pode envolver erros na produção, uso, representação ou organização dos fonemas, tais como substituições de um som por outro ou omissões de sons, são as alterações de fala e linguagem que se caracteriza por trocas de sons na fala.
Essas dificuldades na produção dos sons da fala podem interferir na comunicação social, como também, crianças com este transtorno são fortes candidatas a apresentarem dificuldade de leitura e/ou escrita, ou seja, ter o rendimento escolar comprometido.
O que causa?
Ainda é desconhecida a causa deste transtorno, porém existe alguns fatores que podem interferir no desenvolvimento da fala são eles: otites, hereditariedade e estimulação social.
Diagnóstico
O diagnóstico do Transtorno Fonológico é realizado pelo fonoaudiólogo através de provas de nomeação de figuras, imitação de palavras e de fala espontânea. O diagnóstico diferencial (realizado através de provas complementares) deste transtorno também é muito importante, pois o fonoaudiólogo consegue planejar um tratamento mais específico e voltado para a dificuldade de cada caso, o que favorece o prognóstico do transtorno.
Qual o tratamento?
O tratamento desse transtorno é realizado pelo fonoaudiólogo e se diferencia de acordo com a necessidade de cada caso.
Quando procurar o tratamento?
Se por volta dos 2 anos de idade a criança não fala nada, ou se a criança tem 3 anos e ninguém entende o que ela fala é importante conversar com o seu pediatra e procurar uma avaliação Fonoaudiológica.
A aquisição e desenvolvimento da fala e linguagem pode gerar muitas dúvidas e inseguranças nos pais. Não fique na dúvida, procure um fonoaudiólogo capacitado para orientação, avaliação e tratamento adequado!